Exercícios de Química
A soma dos números de nêutrons de três átomos, J, L e M, é 88, enquanto a soma dos números de prótons é 79. Sabe-se ainda que L tem 30 nêutrons, J e L são isótopos, L e M são isóbaros, e J e M são isótonos. Calcule o número atômico e o número de massa de cada um deles.
Primeiramente: Isótopos: espécies com mesmo número de prótons (número atômico=Z)
Isóbaros: mesmo números de massa (massa atômica=A).
Isótonos: mesmo número de nêutrons.
Número de massa: número atômico + número de nêtrons
Comecemos o exercício: J e M são isótonos, chamemos suas quantidades de neutros de x. A soma de todos os nêutrons é 88, logo, descobriremos quanto x vale, pois temos a quantidade de nêutrons de L (30). 2x+30=88 x=29
Vamos ao átomo L, chamemos sua massa de y e seu número atômico de z, temos seu número de prótons que é 30, certo? Então, y=z+30 e L e M são isóbaros, ou seja, a massa de M é também y=z+30. A massa de J é 29+z (J e L são isótopos)
Se a soma dos nêutrons é 88 e a dos prótons é 79, então a soma das massas dos átomos será: 88+79= 167
Então, 30+z+30+z+29+z=167 z=26.
Assim temos que: A massa de J é 55 e seu número atômico, 26.
A massa de L é 56 e seu número atômico, 26.
A massa de M é 56 e seu número atômico, 27
2.
Um elemento químico A de número atômico 16 combina-se com um elemento B de número atômico 17. A fórmula molecular do composto e o tipo de ligação são:
Realizando-se a distribuição eletrônica de Linus Pauling, achamos que há 6 elétrons na camada de valência do elemento A, o que significa que ele tende a receber 2 elétrons para atingir 8 elétrons e portanto, sua carga é negativa (ametal). O elemento B, tem 7 elétrons na camada de valência e tende a receber 1 (também é ametal). Uma ligação entre ametais é sempre covalente. A soma das cargas deve ser zero, porém a carga de A é -2 e a de B é -1, o que fazer? Nesse caso, devemos aplicar uma regra de três, assim, a fórmula deste composto será: AB2
3.
Fui descoberto em1898 por Willian