Exercícios Câmbio
1.1 Tipos de Taxas de Câmbio Utilizadas mundialmente em qualquer tipo de relação comercial entre países, sendo a relação da moeda de determinado País comparada com a de outro.
1.2 Sistemas de Taxas Fixas Situação onde o governo determina a taxa para a moeda nacional, independente das oscilações do mercado externo. São aquelas que se mantêm sem oscilações em período de tempo, por determinação do Governo ou operações efetuadas pelas autoridades governamentais.
1.3 Sistema de Taxas Variáveis Neste sistema, a taxa de câmbio sofre oscilação de acordo com a variação do mercado, pois não há fixação da taxa de câmbio, podendo ser flexíveis, quando as paridades monetárias são reajustadas gradualmente, dentro de intervalo de tempo. O Banco Central permite que o mercado cambial estabeleça o preço da moeda estrangeira, ou seja, em ambiente de regime cambial flutuante, não há interferência por parte da autoridade monetária.
1.4 Taxas de Repasse e Cobertura O Banco Central utiliza a taxa de repasse para adquirir a moeda estrangeira junto aos Bancos Comerciais, onde a taxa de cobertura é utilizada para vender a moedas estrangeira para os Bancos. Este tipo de operação é realizada quando os Bancos Comerciais não encontram funding de moeda estrangeira no mercado interno, ou seja, quando não encontra-se aplicações ou banco interessados em comercializar a mesma.
1.5 Taxas Cruzadas São taxas que resultam da comparação de duas moedas, onde o resultado é expresso em terceira moeda.
1.6 Taxas Livres e Oficiais Taxas livres são aquelas formadas em mercado livre, ou seja, admite-se as condições de oferta e demanda da moeda junto ao mercado, enquanto que as taxas oficiais são determinadas pelas autoridades