Wilson Trabalho
Taxas de Conversão Hernandez afirma que para convertemos um saldo contábil ou uma operação em moeda local para a moeda estrangeira é necessária à determinação de uma taxa de câmbio, ele diz ainda que, dependendo das circunstâncias e características dos itens contábeis, poderão ser utilizadas as seguintes taxas para conversão:
Taxa Histórica: taxa de câmbio vigente na época de ocorrência do fato. Taxa Corrente: taxa de câmbio vigente no dia em que determinada operação está sendo realizada ou em que o exercício social está sendo encerrado, esta taxa também é chamada de câmbio de fechamento. Taxa de Fechamento: taxa de câmbio vigente na data de encerramento das Demonstrações Contábeis. Taxa Média: média aritmética das taxas de câmbio vigentes durante determinado período, normalmente um mês, apurada por média aritmética ponderada, de forma que melhor represente a evolução das taxas de câmbio durante o período.
Taxa Corrente
Taxa Corrente Para Perez Júnior a taxa é vigente no dia em que a operação está sendo realizada ou em que o exercício social está sendo encerrado, quando for no encerramento do exercício, também é chamada de taxa de câmbio de fechamento. Exemplo disso são as empresas que mantêm a contabilidade em moeda estrangeira. Nestes casos, as operações de pagamentos e recebimentos serão convertidas pela taxa vigente na data de cada das operações.
Há casos em que a taxa corrente também pode ser conhecido como taxa de fechamento, só irá ocorrer quando a operação for efetuada no final do encerramento. De acordo com Tavares, no Manual de Elaboração de Demonstrações Contábeis em Modelos Internacionais – US GAAP e IFRS, taxa de câmbio corrente é a taxa em vigor no último dia do exercício social de encerramento das demonstrações financeiras.
Schmidt, Santos e Fernandes afirmam que a taxa corrente consiste na conversão de todos os valores das demonstrações financeiras ajustadas pela taxa de câmbio em vigor na data das demonstrações