Exercício
O que é um arquivo?
É a unidade básica de armazenamento de informação em um dispositivo não volátil, pois para eles não há forma mais simples de armazenamento persistente de dados. Um arquivo é basicamente um conjunto de dados armazenados em um dispositivo físico não volátil, com um nome ou outra referência que permita sua localização posterior.
Como arquivos podem ser organizados?
A forma mais simples de organização de arquivos é através de uma sequencia não estruturada de bytes. Neste tipo de organização, o sistema de arquivos não impõe nenhuma estrutura lógica para os dados.
Diferencia os métodos de acesso a registros sequencial, direto e indexado.
Acesso sequencial: O SO precisa identificar o inicio e o final do arquivo, o acesso era restrito à leitura na ordem em que eram gravados, sendo a gravação de arquivos possível apenas no final do arquivo.
Acesso direto: permite a leitura/gravação de um registro diretamente na sua posição. Diferente da forma sequencial, não existe restrição a ordem em que os registros são lidos ou gravados.
Acesso indexado ou por chave: o arquivo deve possuir uma área de índice onde existam ponteiros para os diversos registros e a partir desta informação realiza-se um acesso direto.
Qual a função das system calls de E/S?
O system Calls sendo responsável pela chamada de rotina do programa com o núcleo. Para cada serviço disponível existe um system call associada e cada sistema operacional tem seu próprio conjunto de chamadas, com nomes, parâmetros e formas de ativação específica.
Quais as diferentes formas de implementação de uma estrutura de diretórios? sequencia não- estruturada: A implementação mais simples, existe apenas um único diretório contendo todos os arquivos do disco. É bastante limitado pois não permite que usuários criem arquivos com o mesmo nome. Alguns sistemas operacionais possuem diferentes organizações de arquivos.
As organizações mais conhecidas e