classe de contas
Qual é a razão do surgimento das contas?
«As contas surgiram para acumular as unidades monetárias referentes a transacções e outros acontecimentos similares e para actuarem como unidades básicas de armazenamento de dados contabilísticos» É de referir que o agrupamento dos elementos patrimoniais é um dos aspectos fundamentais da normalização contabilística, permitindo a comparabilidade das demonstrações financeiras das entidades quer no tempo quer no espaço (BORGES et al., 2010:68)
Conceito de Conta.
Segundo (Gonçalves e Baptista, 2007) «Conta é nome que através do qual representamos um ou mais elementos do património. Conta é também, por outro lado o nome com o qual designamos as alterações (e suas causas) porque passa a riqueza efectiva da empresa, seu património líquido»
Segundo (GONÇALVES E BAPTISTA) «Conta e a representação gráfica de um elemento do património. Logo, a todo componente patrimonial deve corresponder uma conta.»
Segundo (Ribeiro,2010, pg30) «Conta e o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigação ou Património Liquido) ou um Componente de Resultado (Despesa ou Receita). Conta 11 Caixa Caixa e conta que regista os valores dos recursos disponíveis para efectuar pagamentos.
A conta caixa representa todo o numerário totalmente a disposição da empresa, e esta reserva de dinheiro tende a atender as necessidades básicas da empresa, situações eventuais e também para o aproveitamento de oportunidades de negócios a curto prazo.
Caixa e denominada a conta do primeiro grau por ser a conta principal que esta representa o montante existente na empresa,
Esta conta serve para controlar o fluxo de entradas dos bens numerários em poder da empresa que normalmente são compostos por cheques e dinheiros.
Esta conta funciona de seguinte forma: debita pelo seu saldo inicial e pelos recebimentos (notas e moedas, cheques, vales de correio) em moeda nacional ou estrangeira e pelas diferenças de câmbio