eXERCÍCIO
Prof. Aleixo
Conteúdo: PRESSÃO
Data: ___/___/2013
PRESSÃO DE UMA COLUNA DE UM LÍQUIDO
Da mesma forma que os sólidos, os líquidos também exercem pressão devido ao seu peso.
Para obtermos essa pressão, consideremos um recipiente contendo um líquido de densidade d até uma altura h, num local onde a aceleração da gravidade é g.
O líquido contido no recipiente tem um peso P e exerce sobre a área da base A uma pressão p dada por:
Temos que a pressão pode ser calculada por:
Se o peso P é dado pela multiplicação da massa pela gravidade, ou seja, “m . g”, podemos substituir essa multiplicação na equação sem comprometê-la. Ficará assim:
Sabendo que a fórmula da densidade é , podemos ajustar a fórmula (passando o V que está multiplicando dividindo para o outro lado, de maneira a encontrar uma fórmula para a massa: . Esta forma de representar a massa será substituída na equação:
Sabendo que a fórmula do volume é , podemos ajustar a fórmula (passando o h que está multiplicando para o outro lado dividindo), de maneira a encontrar uma fórmula para a área: . Esta forma de representar a área será substituída na equação:
Agora no final basta aplicarmos conhecimentos matemática referentes a divisão de frações para simplificar a fórmula:
Após todos esses procedimentos, podemos concluir que a melhor fórmula para se calcular a pressão em uma coluna de um líquido é a fórmula abaixo, por tratar de grandezas (densidade, gravidade e altura do líquido) mais convenientes ao estudo dos fluidos.
P = d . g . h
Essa pressão, devida somente à coluna de líquido, é também chamada pressão hidrostática e pode ser aplicada a um ponto qualquer do líquido contido no recipiente.
Esta expressão mostra que a pressão exercida por um líquido no fundo e nas paredes do recipiente ou sobre qualquer superfície no seu interior depende:
Da profundidade h: quanto maior a profundidade, ou seja, quanto maior a altura da coluna de líquido acima da superfície