Exercício de Modelos Atômicos
1- (UEL) “O átomo contém um núcleo positivo, muito pequeno e denso, com todos os prótons, que concentra praticamente toda a massa. Os elétrons devem estar distribuídos em algum lugar do volume restante do átomo”.
Esta afirmação é devida a:
Rutherford
MillikanThomson
Bohr
Faraday
2- (UERJ) Em 1911, o cientista Ernest Rutherford realizou um experimento que consistiu em bombardear uma finíssima lâmina de ouro com partículas α, emitidas por um elemento radioativo, e observou que:
- a grande maioria das partículas α atravessava a lâmina de ouro sem sofrer desvios ou sofrendo desvios muito pequenos;
- uma em cada dez mil partículas α era desviada para um ângulo maior do que 90°.
Com base nas observações acima, Rutherford pode chegar a seguinte conclusão quanto à estrutura do átomo:
O átomo é maciço e eletricamente neutro.
A carga elétrica do elétron é negativa e puntiforme.
O ouro é radioativo e um bom condutor de corrente elétrica.
O núcleo do átomo é pequeno e contém a maior parte da massa.
3- (UFMG) Os diversos modelos para o átomo diferem quanto às suas potencialidades para explicar fenômenos e resultados experimentais. Em todas as alternativas, o modelo atômico está corretamente associado a um resultado experimental que ele pode explicar, EXCETO em:
O modelo de Rutherford explica por que algumas partículas alfa não conseguem atravessar uma lâmina metálica fina e sofrem fortes desvios.
O modelo de Thomson explica por que a dissolução do cloreto de sódio em água produz uma solução que conduz eletricidade.
O modelo de Dalton explica por que um gás, submetido a uma grande diferença de potencial elétrico, se torna condutor de eletricidade.
O modelo de Dalton explica por que a proporção de massa dos elementos de um composto é