UNIFESP - QUIMICA 1 - LISTA 1 - EXERCÍCIOS : MODELOS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
17:54
LISTA 1- EXERCÍCIOS : MODELOS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA
1. Faça um resumo das evidências usadas por Thomson para deduzir que os raios catódicos constituem-se de partículas carregadas negativamente.
Em seus experimentos J .J. Thomson(1897), colocava átomos em tubo com o interior em condições próximas do vacu, em uma das extremidade do tubo um eletrodo de carga positiva e na outra negativa , então notava um fluxo de raios visíveis do lado negativo ao positivo, baseado no principio de que partículas com cargas diferentes se atraem e que em diferentes átomos o mesmo efeito ocorria, conclui-o que existiam partículas negativas nos átomos e que essas podiam ser vistas na forma de raios catódicos. 2. Por que o modelo nuclear de Rutherford para o átomo consistente com o experimento de dispersão de partículas alfa é mais consistente do que o modelo “pudim de ameixas de Thomson”?
Porque o modelo de Rutherford faz mais sentido, baseado em suas experiências com raios alfa que atravessam em grande quantidade a área do átomo e são repelidos em pequenas quantidades não concentradas. Caso o modelo de Thomson fosse mais consistente isso não poderia ocorrer uma vez que o átomo seria algo maciço e bipolar. 3. Sulfeto de hidrogênio é o composto de dois elementos: hidrogênio e enxofre. Em um experimento 6,50g de sulfeto de hidrogênio decompõe-se completamente em seus elementos. (a) Se 0,384g de hidrogênio é obtido neste experimento, quantos gramas de enxofre devem ser obtidos?
6,116g
(b) Qual a lei fundamental que o experimento demonstra?
CONSERVAÇÃO DAS MASSAS, diz que a MASSA DOS REAGENTES É IGUAL A MASSA DOS PRODUTOS NÃO HÁ PERDA NEM GANHO DE MASSA 4. Defina os seguintes termos:
(a) partícula alfa: 2 prótons e 2 nêutrons acelerados, partículas compactas de carga positiva 2 (núcleo de hélio);
(b) partícula beta: 1 elétron acelerado, partícula de carga negativa 1;
(c) raios gama: