Exercício de auto rendimento (futebol)
Exercícios Físicos de Auto Rendimento (Futebol)
“Tutor Presencial: Prof. Raphael Sicuro Leite”
Centro Universitário Claretiano
Vitória ES 2012
Exercícios Físicos de Auto Rendimentos (Futebol)
É aquele que utiliza o oxigênio no processo de geração de energia muscular. Trabalha os grupos musculares de forma rítmica como andar, correr, nadar e pedalar etc. Seu ritmo é contínuo e prolongado, traz muitos benefícios ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares, aumentando a resistência respiratória e muscular, melhorando qualidade e expectativa de vida. Somente os exercícios de longa duração queimam as reservas de gordura do corpo humano.
Como o exercício físico atua na queima de gorduras?
Quando se pratica exercícios físicos, ocorre que as células musculares consomem mais oxigênio para produzir energia. Neste caso a glicose se transforma em ácido pirúvico que entra na mitocôndria (uma estrutura da célula) e produz a enzima Aacetil-co A que por fim reage com o oxigênio da respiração e produz em torno de dezoito vezes mais ATP (molécula que armazena energia). Mas, como a glicose é uma substância vital para o funcionamento do cérebro, o corpo evita utilizá-la em grande quantidade e então passa a utilizar às moléculas de gordura no lugar da glicose para produzir energia. Por isso, o exercício físico consome não só a gordura dos músculos como a de outras partes do corpo.
Tecido adiposo
O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo especializado no armazenamento de gordura no interior de células diferenciadas denominadas de adipócitos, servindo como:
- Reserva energética durante os períodos prolongados de dieta, na falta de alimentos e após a consumação do glicogênio estocado no fígado e