exercício de anatomia
O sistema articular integra, com os sistemas esquelético e o muscular, o aparelho locomotor. O sistema articular estuda os ligamentos , ouartrologia, um termo mais abrangente, que consiste no estudo das articulações ou junturas. Juntura(articulação) é uma conexão entre partes do esqueleto ou, a junção entre duas partes do corpo.
Cada juntura(articulação) deve ser estudada , levando em consideração seus aspectos estruturais e funcionais específicos, normais, patológicos e clínicos. As articulações fibrosas e cartilagíneas são estabelecidaspela continuidade dos ossos articulando através de tecido interposto. As articulações sinoviais se fazem por contigüidade , já que uma cavidade separa os ossos articulantes.
A classificação dasarticulações é feita por tipos (pelo tecido e pela liberdade de movimento) e subtipos (pela forma das superfícies articulantes e pelos eixos).
Articulações Fibrosas (Sinartroses)
Quase imóveis sãoestabelecidas por meio de uma camada intermédia de tecido conjuntivo fibroso e são divididas em três subtipos:
• Sindesmoses:possuem uma quantidade considerável de tecido conjuntivo, que podeformar ligamento interósseo ou membrana interóssea.
• Suturas:têm menos tecido conjuntivo e se dividem em quatro grupos (sutura plana,sutura serreadas, sutura escamosa e esquindilese),de acordo coma forma das superfícies ósseas articulantes.
1. Sutura plana: união linear retilínea.
2. Sutura serreada: união que possui dentículos.
3. Sutura escamosa: união em bisel (corteinclinado).
4. Esquindilese: união entre uma superfície em forma de crista (ex.corpo do esfenóide) e uma superfície em forma de fenda de outro osso (fenda entre as asas do vômer).
• Gonfose:articulaçãona qual se insere um processo cônico em uma cavidade (juntura alvéolodentária)
Articulações Cartilagíneas (Anfiartroses)
São articulações presente entre ossos, mediante a interposição de