filosofia
Resumo do texto “Para que Filosofia?”
Certos questionamentos fazem parte do nosso dia a dia, e uma só pergunta pode conter várias respostas não questionadas por nós.Isso acontece porque focamos na resposta a ser dada e esquecemo-nos de pensar se teria outro jeito de ser respondida aquela pergunta, por exemplo, quando perguntamos “para que filosofia?” estamos questionando para que serve tal ciência. Essa pergunta é frequente porque a maioria das pessoas desconhece a função da filosofia em nossa vida, pois não vê nada sendo aplicado com ela.
Fazemos afirmações sem saber o real sentido do que está sendo falado, avaliamos coisas e pessoas dizendo, por exemplo, “essa casa é mais bonita do que a outra” e “Maria está mais jovem do que Glorinha”. Quando avaliamos que uma casa esta mais bonita do que a outra, ou que Maria esta mais jovem do que a Glorinha, acreditamos que as coisas, as pessoas, as situações, os fatos, podem ser comparados e avaliadosjulgados pela qualidade (bonito, feio, bom, ruim) ou pela quantidade (mais, menos, maior, menor).
Isso também pode ser comparado com a realidade, quando perguntamos, “que horas são?” ou “que dia é hoje?”, nós temos a expectativa de que a pessoa para qual perguntamos, possuindo um relógio ou calendário, nós dê a resposta exata.
Acredito, portanto, que a realidade existe fora de mim, posso percebê-la e conhecê-la tal como é, sei diferenciar realidade de ilusão. A frase “ela ficou maluca”contém essas mesmas crenças e mais uma:a de que sabemos diferenciar razão de loucura. Maluca é a pessoa que inventa uma realidade existente só para ela. Ao acreditar que sei distinguir razão de loucura, acredito também que a razão se refere a uma realidade que é a mesma para todos, ainda que não gostemos das mesmas coisas. Quando alguém diz “onde há fumaça, há fogo” ou “não saia na chuva para não se resfriar”, afirma silenciosamente muitas crenças: acredita que existem relações de causa e efeito entre as