Exercício 5ºano
Questão 01:
Leia o texto e responda às questões.
Ilha Rá-Tim-Bum estreia sem o brilho do Castelo
O filme Ilha Rà-Tim-Bum – O Martelo de Vulcano, inspirado na série exibida pela TV Cultura, segue o sucesso do Castelo, a produção anterior, dirigida por Cao Hamburguer.
Mas o filme de Eliana Fonseca não tem as mesmas qualidades de seu antecessor, seja no roteiro, no desenvolvimento da história e na escolha de um elenco juvenil irregular.
O principal efeito especial vendido pelos produtores como sendo de última geração mostra uma árvore que se transforma em uma cobra. O efeito tem poucos segundos de duração e dificilmente será lembrado pelas crianças como uma cena inesquecível.
Situando rapidamente o espectador com os personagens do seriado televisivo, o filme passa a contar a história de cinco adolescentes que sobrevivem a um naufrágio e acabam chegando a uma ilha encantada, repleta de figuras pitorescas, animais falantes e feiticeiros.
Um mago amigo da turma os incumbe de encontrar um martelo que pertenceu ao deus Vulcano e que, não se sabe como, caiu na ilha. Foi com esse martelo que Vulcano forjou armaduras que tornavam os guerreiros invencíveis.
Mas Nefasto (Ernani Moraes), o vilão da ilha, também está interessado em localizar o martelo, pois sua energia aumentará ainda mais os seus poderes.
Ele possui uma concha mágica que lhe permite ver tudo o que ocorre na ilha, mas ela está se enfraquecendo. Somente o poderoso martelo poderá restituir-lhe a força antiga.
Sem saber, o grupo de amigos será usado por Nefasto, que se disfarça no mago e pede que o martelo seja entregue ao seu legítimo proprietário: o deus Vulcano.
Só que o vilão dará um jeito para ele próprio receber o poderoso objeto.
Os amigos dependem de uma feiticeira egípcia (Graziella Moreto), que está adormecida e pouco pode fazer para ajudá-los.