Ditadura sul-americana
Os regimes militares da América do Sul foram autoritários e violentos observando de um modo geral. Os governos do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia chegaram a fazer a chamada Operação Condor que instalava a cooperaçao mútua entre as ditaduras, que reprimia a resistência aos regimes ditatoriais. A América do Sul recebeu diversas mudanças nesta época, havendo privatizações de empresas estatais, corte de gastos públicos, alteração em serviços públicos e fim de alguns benefícios dos trabalhadores.
O Paraguai foi o primeiro pais sul-ameriacano a receber o regime ditatorial foi o Paraguai, este veio a ser governado pelo general Alfredo Stroessner. dez anos após isto, em 1964 o golpe militar alterou o governo brasileiro, João Goulart foi deposto, foi implantado o primeiro Ato Inconstitucional, e foi eleito o general Alencar Castelo Branco para liderar a pátria e repreender uma revolução comunista.
Na mesma época em que os regimes atuavam o restante do mundo estava apreensivo com a guerra fria, os EUA estavam preocupados com a possivel assenção comunista, e passou até a apoiar alguns governo ditatoriais na america do sul, visava a expansão do capitalismo pois revolução cubanda e o poder de influência da URSS os assustava. A chamada Operação Condor interligava os governos ditatoriais e facilitava a inibição dos chamados anti-patriótas e esquerdistas que tinham ideais parecidos ou idênticos aos apliacdo em cuba.
As ditaduras foram marcadas por repressão instituída, sendo por censura aos meios de imprensa ou tortura legitimad. Exílios foram comums, prisões e desaparecimentos também se fizeram cotidianos em países como Chile, Uruguai, Argentina, Bolívia e Brasil.
O foco nacionalista das ditaduras trouxe um desenvolvimento econômico muito vantajoso a vários paises, alguns deles iam muito mal antes da ditadura. e por isso se tornaram muito bem vistos por algumas pareclas da população, principalmente a classe média e alta. o