História da Educação
1.1. Contexto de seu surgimento:
A Companhia de Jesus, ordem religiosa formada por padres (conhecidos como jesuítas), foi fundada por Inácio de Loyola em 1534. Os jesuítas tornaram-se uma poderosa e eficiente congregação religiosa, principalmente, em função de seus princípios fundamentais: busca da perfeição humana por intermédio da palavra de Deus e a vontade dos homens; obediência absoluta e sem limites aos superiores; disciplina severa e rígida; hierarquia baseada na estrutura militar; valorização da aptidão pessoal de seus membros. Tiveram grande expansão nas primeiras décadas de sua formação, constatada pelo crescimento de seus membros.
1.2. Objetivo de sua criação:
A Ordem dos Jesuítas não foi criada só com fins educacionais; ademais, é provável que no começo não figuravam esses fins entre os seus propósitos, uma vez que a confissão, a pregação e a catequização eram as prioridades. Os 'exercícios espirituais' transformaram-se no principal recurso, os quais exerceram enorme influência anímica e religiosa ente os adultos. Todavia, pouco a pouco, a educação ocupou um dos lugares mais importantes, senão mais importante, entre as suas atividades.
1.3. Uma estratégia para alcançar seu objetivo:
Uma das estratégias foi a educação dos homens e dos indígenas; pode também ser citada a ação missionária, por meio das quais procuraram converter à fé católica os povos das regiões que estavam sendo colonizadas.
1.4. Dois de seus fundamentos principais:
A evangelização e catequização dos indigenas.
1.5. Responsável por sua criação:
Foi fundada por Inácio de Loyola
1.6. Dois jesuítas que participaram da fase da colonização do Brasil:
José de Anchieta
2ª Questão: Responda a entrevista a seguir, colocando-se na posição do Marquês de Pombal, utilizando como base para suas respostas a leitura do texto da Aula 2.