Exercico Logica
Assunto: Capítulo 2 do Material Principal
Professora: Roberta Lopes
LISTA DE EXERCÍCIO 01
1, 2 e 3 – A correção dessas questões vai depender dos símbolos lógicos que irão substituir os @, ficando a correção das mesmas a cargo dos tutores.
3 - Determine quais das seguintes proposições são tautológicas, contraditórias ou Contingentes, por meio da construção de suas tabelas-verdade. a) ~p (q ~p) : TAUTOLOGIA
b) p V ~q (p ~q) : CONTINGENTE
c) ~p V ~q (p q) : CONTINGENTE
4 - Ana, após visitar sua avó distante, afirmou: “Não é verdade que todos os vizinhos da vovó fazem a sesta”. Se a afirmação de Ana é verdadeira quais das proposições abaixo também são verdadeiras:
c) Pelo menos um aldeão daquela aldeia não dorme a sesta.
Sol.: Ora, aqui percebemos que há uma proposição simples no enunciado, e que precisa ser analisada. Qual é essa proposição? A seguinte: “Não é verdade que todos os vizinhos da avó de Ana fazem a sesta”
Se observarmos bem, veremos que esta sentença contém uma negação.
Vejamos em destaque:
“Não é verdade que todos os vizinhos da avó de Ana fazem a sesta”
Também é fato que nosso cérebro trabalha mais facilmente com afirmações que com negações. Tiremos a prova! Vamos trocar a expressão negativa da frase acima por uma afirmação correspondente. Podemos, então, trocar “não é verdade” por “é mentira”. Todos concordam? É a mesma coisa? Claro!
Teremos:
“É mentira que todos os vizinhos da avó de Ana fazem a sesta”
Agora interpretemos a frase acima: ora, se é mentira que todos os vizinhos da avó de Ana ficam acordados, significa que pelo menos um deles não faz a sesta! Concordam? A resposta da questão é a opção C!
Daqui, extrairemos uma lição: a palavra-chave da frase em questão é TODOS.
É esta palavra que está sendo negada! E, conforme vimos, a negação de
TODOS é PELO MENOS UM (=ALGUM).
Podemos até criar a seguinte tabela:
P
TODO A é B
ALGUM A é B
~p
ALGUM A não é
B
NENHUM A é B
5 – Dizer que não é verdade que Pablo é