15aulas01
988 palavras
4 páginas
2º semestre: aula 0104 a 07 de agosto de 2015.
Produção e Estudo de Textos aula 01: singularidade da voz caracterização de personagem
Singularidade da voz
Leia o trecho abaixo, extraído do conto “Um rei à escuta”, de Italo Calvino.
Aquela voz certamente vem de uma pessoa única, inimitável como qualquer pessoa, porém uma voz não é uma pessoa, é algo de suspenso no ar, destacado da solidez das coisas. Também a voz é única e inimitável, mas talvez num outro modo diferente da pessoa: poderiam, voz e pessoa, não se parecer. Ou então assemelhar-se de um modo secreto, que não se vê à primeira vista: a voz poderia ser o equivalente daquilo que a pessoa tem de mais oculto e de mais verdadeiro.
É um você próprio sem corpo que escuta aquela voz sem corpo?
Então que você a escute de fato ou a relembre ou a imagine, não faz diferença. Contudo, você quer que seja o seu próprio ouvido a perceber aquela voz, portanto o que o atrai não é somente uma lembrança ou uma fantasia mas a vibração de uma garganta de carne. Uma voz significa isso: existe uma pessoa viva, garganta, tórax, sentimentos, que pressiona no ar essa voz diferente de todas as outras vozes.
Uma voz põe em jogo a úvula, a saliva, a infância, a pátina 2 da existência vivida, as intenções da mente, o prazer de dar uma forma própria às ondas sonoras. O que o atrai é o prazer que esta voz põe na existência – na existência como voz –, mas esse prazer o conduz a imaginar o modo como a pessoa poderia ser diferente de qualquer outra tanto quanto é diferente a voz. Italo Calvino. “Um rei à escuta”. In: Sob o sol-jaguar.
São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Pg. 79.
Úvula palatina: campainha. Pequena massa carnosa pendente do palato mole.
Pátina: depósito que se forma na superfície de objetos ou edifícios antigos.
Envelhecimento.
1
2
Caracterização de personagem
Você vai ouvir três vozes diferentes lendo esse trecho.
Preste atenção às características da pessoa que a voz revela ou insinua: idade, região de origem,