Exercicios
“Com a língua portuguesa é a mesma coisa que acontece com a minha mulher: amo as duas, mas não domino nenhuma.” (anônimo)
TEXTO I
GRAMATICALIDADE E AGRAMATICALIDADE Verificar a gramaticalidade de uma construção em português equivale a determinar se ela está de acordo com as normas ou padrões da nossa língua. Assim a frase “Eu preciso estudar a matéria para ser aprovado” é gramatical. Ao passo que “Ser aprovado para estudar matéria a” é agramatical. Alguns mostram que há vários graus de gramaticalidade. Por outro lado, há frases gramaticais sem o significado coerente: “O vestíbulo ilumina o nada” só metaforicamente seria aceita. As mensagens “A bola é quadrada” ou “Foi encontrado morto o cadáver de fulano” são corretas gramaticalmente, mas a primeira apresenta uma idéia falsa, e a segunda traz uma redundância. “A gramaticalidade não se baseia no emprego de uma palavra ou de uma construção, mas num julgamento. E esse julgamento não depende da experiência adquirida, mas de um sistema de regras gerais interiorizadas durante a aprendizagem da língua.” (DUBOIS, Jean. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 1973. p.318)
1. Leia com atenção o texto acima e marque (C) nas proposições corretas e (E) nas incorretas. Certas ou erradas, comente cada uma delas.
( C ) A Língua é um sistema, uma instituição ideologicamente determinada à qual os falantes se submetem, principalmente em situações formais. A gramaticalidade, por exemplo, impõe a organização do signo tanto no eixo paradigmático quanto no sintagmático. O indivíduo instruído realiza um julgamento quanto à disposição dos termos das classes gramaticais numa oração, cumprindo as determinações do código linguístico que internalizou.
( E ) Diferenças à parte, quem for a Portugal não deve deixar de provar um delicioso tira-gosto: uma rica porção de bacalhau, cru e desfiado. Nem deve se apoquentar se o empregado de mesa