Exercicios
Quais pessoas estavam envolvidas? Falar um pouco sobre elas.
Na antiguidade não se distinguiam bem os fenômenos elétricos dos fenômenos magnéticos, pois não se suspeitava que pudesse haver qualquer relação entre eles. Foi no ínicio do século XIX (em 1820) que o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) descobriu, através de um experimento que realizou, Experiência de Oersted, que um fio retílineo conduzindo corrente elétrica gera ao seu redor um campo de indução magnética.
A sua experiência foi feita da seguinte maneira:
Primeiramente coloca-se um fio condutor retilíneo ligado a uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não haja fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha pararelelamente abaixo do fio.
Fechando-se a chave veremos que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente veremos que a agulha irá girar para o sentido oposto
Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo o sentido depende do sentido da corrente,
2º) Quais acontecimentos físicos aconteceram entre os anos de 1820 e 1826?Quais pessoas estavam envolvidas? entre 1820 e 1826 foram elaborados vários estudos e descobertas em relação ao eletromagnetismo. O termo eletrodinâmica foi introduzido no vocabuláriocientífico por Ampère.
Os envolvidos mais conhecidos foram: foram: Thomas Johann Seebeck, Luigi Galvani
3º) Em 1831, um dos maiores cientistas do século xIx descobriu o fenômeno da indução eletromagnética. Qual cientista era e o que é eletromagnetismo?
O cientista foi Faraday
Eletromagnetismo é a parte da Física que relaciona a eletricidade e o magnetismo, Durante muito tempo, acreditou-se que eletricidade e magnetismo eram o mesmo fenômeno.
4º)O cientista alemão