EXERCICIOS
“As coisas mudaram muito em termos do que achamos necessário fazer para manter nossos filhos seguros. Um exemplo: só 10% das crianças americanas vão para a escola sozinhas hoje em dia. Mesmo quando vão de ônibus, são levadas pelos pais até a porta do veículo. Chegou a ponto de colocarem à venda vagas que dão o direito de o pai parar o carro bem em frente à porta na hora de levar e buscar os filhos. Os pais se acham ótimos porque gastam algumas centenas de dólares na segurança das crianças. Mas o que você realmente fez pelo seu filho? Se o seu filho está numa cadeira de rodas, você vai querer estacionar em frente à porta. Essa é a vaga normalmente reservada aos portadores de deficiência. Então, você assegurou ao seu filho saudável a chance de ser tratado como inválido. Isso é considerado um exemplo de paternidade hoje em dia”. (IstoÉ, 22/07/2010)
QUESTÃO: A palavra “Isso”, na última linha do texto, retoma o fato de:
A – As crianças americanas hoje não irem sozinhas à escola.
B – O exemplo de paternidade hoje em dia.
C – Pais americanos tratarem seus filhos saudáveis como inválidos.
D – Venderem vagas para os pais pararem o carro em frente à porta da escola.
E – Os pais levarem e buscarem seus filhos até a porta do ônibus que os leva à escola.
QUESTÃO: Leia o texto abaixo e assinale a alternativa em que os termos grifados (haviam / deles / lá / retirá-los) estabelecem relação adequada com os seus referentes.
“O irã (em 1979) está em ebulição com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto,