Personalidades Guarapuavanas
RESUMO:
Apresentamos neste trabalho alguns fatos considerados de extrema importância que ocorreram no discorrer da vida de uma das personalidades mais relevantes do âmbito agropecuário e rural da região Guarapuavana , Ávio Bittencourt Ribas, que construiu sua história ostentando em seu currículo personal a iniciativa como sócio- fundador e membro constituinte do Conselho Fiscal, da Cooperativa Agropecuária Mista de Guarapuava, além de secretário do Conselho de Administração da mesma cooperativa, isto entre os anos de 1973 a 1976. Foi também idealizador e coordenador da primeira Conferência Cientifica e Tecnológica do Paraná tratando sobre a utilização da energia solar, realizada em agosto de 1978 além de ter sido eleito 4 vezes presidente do sindicato ruralista. Faleceu no dia 28 de março de 1989.
PALAVRAS CHAVE: Ávio Bittencourt. Agropecuária. Ruralista.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Uma vida pautada na busca de conhecimento com o objetivo de aprimorar e facilitar a vida das pessoas, construindo assim seu nome e sua imponência, dedicando sua vida a realização de um trabalho que, seguiu como carro chefe do sindicato rural onde hoje é prestigiado com homenagens ao seu legado por presidentes atuais, membros e seus familiares.
DESENVOLVIMENTO
Nascido no dia 28 de setembro de 1918 em Guarapuava, filho de Pedro de Camargo Ribas e Francisca Bittencourt Ribas. Foi casado com Edylia Ana Maria Zambenedetti Ribas e fez dela mãe de seus cinco filhos.
Cursou o primário no Colégio Visconde de Guarapuava e adiante, no período de 1937 a 1940 foi 3° Sargento da Reserva no 3° regimento de Artilharia Montada.
No ano de 1942 foi admitido como auxiliar veterinário na Divisão de Inspeção Sanitária Animal, do Ministério da Agricultura, alcançando o cargo chefe de Serviço de Nivel Universitário, de 1942 a 1943 em Xaxim (SC). Após alguns anos foi removido para o Serviço de Defesa Sanitária