exercicios
Matéria e suas propriedades
1. C = 60 g L-1; m = 300 g; V = ?
2. msoluto = 240 g; mágua = 960 g; Vsolução = 1.000 mL; msolução = 240 + 960 = 1.200 g
3.
a) Física.
b) Física.
c) Química.
4. Propriedade intensiva é aquela que independe da quantidade de amostra analisada. Como a densidade de um material (numa certa condição de temperatura e pressão) independe da quantidade, esta é uma propriedade intensiva.
5. Se eles possuem a mesma massa e densidades diferentes, podemos determinar o conteúdo por meio do volume que eles ocupam. O de menor densidade (álcool) precisa de um volume maior para atingir a mesma massa; o de maior densidade precisa do menor volume (clorofórmio); e o de densidade intermediária (água) precisa de volume intermediário.
6. Pelo teste na proveta (figura à direita), percebemos que a água é mais densa que o álcool (a bolinha flutua na água e afunda no álcool). Portanto, como a água é mais densa, precisa de menos volume para atingir a mesma massa que o álcool. Isso significa que o frasco A contém o álcool e o B, a água.
Mol
7.
Podemos considerar que a densidade da água é de 1,0 g/cm3, então:
8. A quantidade de matéria é o número de mols (n).
Massa molar das substâncias: MMágua = 18 g mol–1; MMálcool = 46 g mol–1
9. Hoje podemos verificar a massa dos elementos consultando uma tabela periódica. O oxigênio tem massa de aproximadamente 16 g mol–1 e o hidrogênio, 1 g mol–1. Isso significa que o oxigênio é 16 vezes mais pesado que o hidrogênio. Portanto, se em uma escala o oxigênio tem massa 100, o hidrogênio terá massa 100/16 = 6,25.
Água: H2O → (2 × 6,25) + (1 × 100) = Esta seria a massa de água considerando essas massas relativas.
Separação de misturas
10. Operação I — separação de um sólido e uma solução líquida: filtração.
Operação II — separação de um sólido dissolvido em um solvente: destilação simples ou evaporação.