Exercicios
Antes de definir custo de oportunidade, é essencial a compreensão do conceito de trade-off. Trade-offs são as escolhas conflitantes as quais os agentes econômicos se deparam ao tomar suas ações. Dessa forma, ao escolher empregar seus recursos de modo X, deixa-se de lado a possibilidade de utilizá-los de forma Y. A partir de um tradeoff, identificamos o custo de oportunidade – aquilo que um agente abre mão ao tomar uma decisão frente ao tradeoff existente.
Em termos quantitativos, podemos calcular o custo de oportunidade a partir da razão entre aquilo que o agente deixa de fazer e o que ele decide fazer:
C.O. = quantidade do bem 1 que deixa de ser produzida ou consumida / quantidade do bem 2 a ser produzida ou consumida
2. A partir dos conceitos trabalhados na questão anterior, defina também o que é uma Linha de Possibilidade de
Consumo (LPC). Quais são suas características principais?
A LPC é a representação gráfica da capacidade de um consumidor, dados os seus recursos limitados, de consumir dois bens distintos. Dessa forma, encontramos nela pontos em que todos os recursos são gastos em um único produto, no eixo x, e no outro produto apenas, no eixo y. Entre esses dois pontos, é traçada uma reta que expressa as possibilidades de consumo em que ambos os bens podem ser demandados. Representamo-la retilínea, pois geralmente, o consumidor é tomador de preços, ou seja, ele não tem influência sobre os preços de mercado. Pode-se afirmar que esses preços de mercado representam o custo de oportunidade da escolha entre os dois