exercicios
Questão 2: A temperatura de transição vítrea, denotada , é definida como a temperatura que separa o comportamento sólido do comportamento líquido em um sólido amorfo como o vidro.
Nos materiais cristalinos, ao resfriar, há uma diminuição descontínua no volume quando se atinge a temperatura de fusão . Já no caso dos vidros, o volume diminui continuamente em função de uma redução na temperatura. Quando atinge a temperatura de transição vítrea, , ou temperatura fictícia, ocorre uma pequena diminuição na inclinação da curva. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Temperatura_de_transi%C3%A7%C3%A3o_v%C3%ADtrea).
Estabeleça um Gráfico Volume x Temperatura que correlacione a Temperatura de Transição Vítrea, o Ponto de Deformação, Ponto de Recozimento, Ponto de Amolecimento, Ponto de Trabalho e a Temperatura de Fusão.
Questão 3: Cite os processos de conformação da cerâmica tradicional (partículas) para os produtos: pisos cerâmicos e louças sanitárias .
Questão 4: Explique o processo de sinterização dos materiais cerâmicos. O que deve ser feito para reduzir a porosidade (tempo de queima, temperatura, prensagem, etc..)
Questão 5: Os refratários são utilizados como revestimentos de fornos devido suas propriedades mecânicas, químicas (resistência à corrosão) e isolantes. Considerando a temperatura de trabalho abaixo, qual a composição (% de óxidos) do refratário é adequada ao uso. Dica: o material deverá estar no estado sólido.
Temperatura de Trabalho: (MgO – Al2O3)
a) 2000 ̊C
b) 1600 ̊C (considere os custos menores dos compostos de MgO)
Questão 6: Um ensaio de flexão em três pontos é realizado com