GRUPO DE RISCO
Não é uma doença, mas uma manifestação sintomática de uma isquemia do miocárdio. Aporte sanguíneo não supre a demanda do miocárdio. A dor é resultante da estimulação de terminais nervosos no miocárdio > Hipoxia e acumulo de metabolitos.
2- Cite 4 fatores de risco alteráveis ou controláveis (primários ou secundários) e 2 inalteráveis ou incontroláveis para Doença Arterial Coronariana.
Hipertensão, Tabagismo, diabetes e Obesidade. Idade e Sexo.
3- Explique sinteticamente, a relação colesterol e lipoproteínas.
É a lipoproteína que mais carrega colesterol. Tem a função de transportá-lo para locais onde ele exerce uma função fisiológica, como por exemplo a síntese de esteroides
4- Explique como ocorre a formação da placa de ateroma.
A formação da placa de ateroma inicia-se com a agressão ao endotélio vascular devida a diversos fatores de risco, como a elevação de lipoproteínas, aterogênicas, hipertensão arterial, diabetes ou tabagismo. Como consequência, a disfunção do endotélio aumenta a permeabilidade da íntima às lipoproteínas plasmáticas favorecendo a retenção das mesmas.
5- Em caso de grande acúmulo de placa de ateroma, quais seriam as possíveis consequências?
Gerar a aterosclerose, além de poder gerar outros problemas graves como infarto do miocárdio.
6- Diga 3 fatores de risco alteráveis ou controláveis e 2 inalteráveis ou incontroláveis para Hipertensão.
Uso de álcool, Estresse e Obesidade. Raça negra e Hereditariedade.
7- O que é duplo produto e qual a importância do monitoramento deste durante uma atividade física?é uma medição estimativa de esforço cardíaco e de consumo de oxigênio pelo miocárdio. Seu valor é obtido pela multiplicação da frequência cardíaca (medida em bpm) pela pressão arterial sistólica (medida em mmHg).
8- Como acontece o controle e regulação da pressão arterial a curto e longo prazo? Curto prazo: Controle Renal – Sistema Nervoso Simpatico e Parassimpatico /