Exercicios
1) Floema, Endoderme (Faixa Casperiana), Epiderme (Pelo absorvente), partícula do solo, ar do solo, solução do solo e cortex. K+, CaX, Ca++, MgX e Mg++. Mg++ - íon Mg++ Livre na solução e MgX – íon Mg++ formando complexo (Ex: Acetato de Mg).Originam-se duas formas distintas de movimento de nutrientes no solo em direção das raízes: um pelo fluxo de massa, em atendimento à diferença de potencial hídrico, e outra por difusão, em atendimento ao gradiente de concentração.
2) O fator intensidade representa a concentração atual de um nutriente na solução do solo. E o fator capacidade representa a quantidade de íons que podem passar para a solução em determinado tempo.
3) Através do contato da raiz com a solução do solo e os possíveis caminhos percorridos pelos nutrientes até o xilema.
4) Taxa de difusão (TD) do nutriente da solução do solo à superfície externa da raiz, (D = coeficiente de difusão do nutriente em água, em cm2s-1; A = área externa das raízes da planta; av = água volumétrica do solo).
5)
Para que um elemento qualquer seja absorvido pelas raízes é necessário que esteja inicialmente na solução do solo. As setas indicam as relações entre os compartimentos e são denominados a seguir. (1) mineralização (matéria orgânica) ou intemperização (minerais); (2) imobilização (matéria orgânica) ou fixação (minerais); (3) dessorção; (4) adsorção; (5) absorção; (6) excreção, extrusão; (7) transporte a longa distância; (8) redistribuição.
ASSIMILAÇÃO DO NITROGÊNIO
Os íons amônio formados pelo processo de redução são transferidos a compostos carbonados para produzir aminoácidos e outros compostos orgânicos nitrogenados.
6) Processo biológico, a planta absorve água e nutrientes alterando o equilíbrio do sistema pela criação de diferenças de potencial de água e de concentração de nutrientes na superfície da raiz em relação ao resto do solo.