Exercicios
Partindo de uma das seguintes figuras à escolha das janelas de Maluda, cria uma sequencia com quatro imagens, usando uma das obras como primeira ou ultima imagem da sequencia, criando um movimento como por exemplo a janela a abrir e a mostrar o interior da casa ou o contrario, deves incluir, no mínimo uma figura humana em pelo menos uma das fases da sequencia.
Usa aguarela e/ ou lápis de cor e técnica que achares mais expressiva para mostrar o movimento que pretendes. Ocupa a página de forma equilibrada e faz a sequencia da esquerda para direita e/ou de cima para baixo.
Proposta 2 – O mito de D. Sebastião
“Louco, sim, louco, porque quis grandeza
Qual a Sorte a não dá.
Não coube em mim minha certeza;
Por isso onde o areal está
Ficou meu ser que houve, não o que há.
Minha loucura, outros que me a tomem
Com o que nela ia.
Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia,
Cadáver adiado que procria?”
Fernando Pessoa, Mensagem Tendo em conta o poema a cima, ilustra a tua perceção do mito que Pessoa faz de D. Sebastião e as suas características. Usa a técnica expressiva que achares mais adequada com lápis de cor e/ou aguarela, desde que seja percetível o Rei, não necessariamente como uma figura humana. As imagens seguintes são apenas exemplos que podes ou não usar como inspiração.
Júlio Pomar, Pessoa encontra D. Sebastião, 1985 Costa Pinheiro, D. Sebastiao,1966
Proposta 3 – Biblioteca de Siza
Observa com atenção as seguintes fotografias da biblioteca da Faculdade De Arquitetura do Porto, obra de Álvaro Siza Vieira. Apos ter uma noção do espaço, desenha a biblioteca da perspetiva que te parecer mais adequada, com expressividade e exprimindo aquilo que o espaço te sugere. Usa no mínimo três figuras humanas tendo em conta que pelo menos duas delas devem estar a interagir e a função do espaço em questão.