trabalhos
DISCIPLINA: BIOLOGIA GERAL
TURMA: AGRONOMIA G1
PROFESSOR (A): ELAYNE CARDOSO DE VASCONCELOS
PRÁTICA: CARACTERIZAÇÃO DE PROTEÍNA
DANIELE COSTA RODRIGUES
DAMIANA HELAINE MAIA
ELENILDA DE ARAÚJO LIMA
FELIPE SOUSA
FRANCISCO ANDRESON QUINTELA
Limoeiro do Norte – CE
11 de setembro de 2013
1. INTRODUÇÃO
As proteínas são macromoléculas orgânicas formadas pela sequência de vários aminoácidos, unidos por ligações peptídicas. Desempenham diversas funções no organismo, sendo: estrutural, hormonal, enzimática, imunológica, nutritiva e de transporte citoplasmático.
As proteínas constituem o componente orgânico mais abundante na célula, pois elas são as principais substâncias sólidas que formam praticamente quase todas as estruturas celulares. Apresentam alto peso molecular, pois são formados pela polimerização de centenas de aminoácidos.
Apesar de existirem apenas 20 tipos de aminoácidos, a variedade de proteínas é enorme. Um mesmo grupo de aminoácidos pode originar várias sequências, cada uma delas correspondendo a uma determinada proteína.
As moléculas de proteínas podem apresentar os respectivos níveis de organização estrutural: Primário, secundário e quaternário.
Na estrutura primária, os aminoácidos que a constituem estão dispostos numa sequência linear definida e cada proteína apresenta uma estrutura primária característica.
A estrutura secundária é caracterizada pela disposição espacial que a cadeia polipeptídica possui. Essa disposição depende das interações entre os radicais dos diferentes aminoácidos que a compõem e forma um arranjo helicoidal da molécula.
Na estrutura terciária, a molécula dobra-se sobre si mesma, podendo ter formas globulares ou fibrosas.
A estrutura quaternária caracteriza-se por apresentar duas ou mais cadeias polipeptídicas formando uma única proteína ativa.
2. OBJETIVO
Identificar proteínas