Exercicios
A língua portuguesa originou-se do latim, que era a língua oficial do antigo Império Romano.
De início, simples falar de um povo de cultura rústica, que vivia no centro da Península Itálica, (o Lácio), a língua latina, veio com o tempo, a desempenhar um papel importante na história da civilização ocidental.
Foram as vitórias do exército romano e o espírito de organização de seus líderes políticos que ampliaram e consolidaram o enorme império que, no auge de sua expansão, ia da Lusitânia à Mesopotâmia, e do Norte da África à Grã-Bretanha.
Ao mesmo tempo em que estendiam os seus domínios, os romanos levavam seus hábitos de vida, as suas instituições, os padrões de sua cultura. Em contato com outras terras, outras gentes e outras civilizações, ensinavam, mas também aprendiam. Aprenderam, por exemplo, muito com os gregos. Por isso é que até hoje, temos palavras de origem grega incorporadas ao léxico português.
Vocabulário
Rústica – tosca, simples, primitiva
Consolidaram – do verbo consolidar; tornar sólido, seguro, firme
Léxico – conjunto de palavras usadas numa língua
EXERCÍCIOS
Responda à questão abaixo, tomando por base o texto acima.
Coloque V ou F, nos parênteses, conforme seja verdadeira ou falsa a afirmação:
a. ( ) A língua portuguesa originou-se do latim que era a língua oficial do Império Romano.
b. ( ) O latim sempre foi uma língua erudita falada inicialmente pela elite dos povos que habitavam a Península Itálica.
c. ( ) O latim foi uma das línguas que mais influenciou a história dos povos ocidentais.
d. ( ) Os romanos conseguiram ampliar e firmar seu poder e seu império geográfico graças ao seu espírito de organização política, mas não conseguiram impor aos povos conquistados a sua língua e a sua cultura.
e. ( ) A maioria das palavras que usamos hoje,