Exercicios Resolvidos
1.(Fuvest – exercício de óptica) Admita que o sol subitamente “morresse”, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Vinte e quatro horas após esse evento, um eventual sobrevivente, olhando para o céu, sem nuvens, veria:
a) a Lua e estrelas;
b) somente a Lua;
c) somente estrelas;
d) uma completa escuridão;
e) somente os planetas do sistema solar;
2. Mediu-se o módulo da velocidade da luz amarela de sódio propagando-se num sólido e obteve-se o valor
2,00 . 108m/s.
Qual o índice de refração absoluto desse sólido, para a luz de sódio? Usar velocidade da luz no vácuo igual a 3,00 . 108m/s.
3. (PUC) Quando um feixe de luz monocromático sofre uma mudança de meio, passando do ar para a água, a grandeza que se mantém sempre constante é:
a) o comprimento de onda
b) a velocidade de propagação
c) a intensidade do feixe
d) a direção de propagação
e) a frequência
4. (PUC) Uma explosão solar é observada na Terra 500s depois de produzida. Se o espaço entre a Terra e o Sol fosse constituído de um meio de índice de refração igual a 2, o tempo decorrido entre o instante da explosão e o de sua observação na Terra seria:
a) nulo
b) 1 000s
c) 250s
d) 750s
e) o mesmo, pois o que se observa na Terra é o barulho produzido pela explosão, cuja velocidade de propagação não tem nenhuma relação com o índice de refração do meio.
5. (IME) A diferença entre os comprimentos de onda de um raio luminoso no ar e em um meio de índice de refração 1,6 é de 3 000C. Qual o comprimento de onda no ar?
a) 2000C
b) 4000C
c) 6000C
d) 8000C
e) 10000C
6. Considere um feixe de luz monocromática proveniente do vácuo incidindo normalmente sobre a superfície plana de um bloco de vidro de índice de refração absoluto 1,5. Uma parcela da luz incidente é refletida, retornando para o vácuo, enquanto que outra parcela é refratada, passando a propagar-se no vidro. No diagrama abaixo, o ponto P caracteriza