EXERCICIOS MACROECONOMIA
Vejamos:
VP = Q x P
PIB = VP – CI
PIB = (Q x P) – CI
Se houve aumento no preço da matéria-prima (CI) esse aumento é refletido no preço do produto final. Portanto, ∆P = ∆CI. Nesse caso, pelo calculo de do PIB:
PIB = (Q x [P+∆P]) – (CI+∆CI)
Assim, ∆P = ∆CI
PIB = (Q x [P+∆P]) – (CI+∆CI)
PIB = (Q x P) – CI
PIB não se alterou. Apenas ocorreu a Inflação de Custo, o aumento do valor do custo de produção refletido à produção do bem final.
Já, se houve aumento apenas no CI, sem repasse ao preço do Produto final, o PIB, de fato, reduz [1], com isso há redução nos lucros da empresa que deve ser ajustado no aumento dos preços ou redução do volume produtivo. E se houve aumento apenas no produto final (sem o ajuste no volume de produção e sem o aumento nos custos de produção) o PIB aumenta [2].
[1] Nesse caso ∆P < ∆CI, processo deflacionário.
[2] Nesse caso ∆P > ∆CI, processo inflacionário.
Portanto, se o valor de uma mercadoria aumenta (seja por ajuste de volume ou ajuste de preço) sem alteração nos custos de produção, o PIB é crescente.
O cálculo do agregado de volume é feito dividindo-se o valor resultante do cálculo do PIB por uma cesta básica por exemplo?
Cada país tem um método de mensuração diferente, dependendo das características econômicas específicas, que ora é baseado no preço e ora no volume. Mas geralmente é baseado num índice q ela falou chamado "PREÇO-MÉDIO"