Exercícios Macroeconomia
(adendo ao Cap 1: O Setor Externo da Economia Brasileira, pág 446 da Terceira edição “em computador”)
Pessoal: este questionário não depende apenas do livro... mas, sim, do conhecimento (e opiniões) sobre temas referentes à globalização e economias abertas. Não há “uma” resposta correta para cada questão. Aliás, todas as questões aqui expressas (a partir da 2) podem ser alvo de polêmica. Prof Sandra Petroncare
1) O que se entende por flutuação suja da taxa de câmbio?
2) Discutir prós e contras da abertura comercial vis à vis uma economia fechada:
3) “O equilíbrio das contas externas de um país depende da taxa de câmbio, da taxa de juros e do nível de demanda interna”. Discuta esta afirmação:
4) Na sua avaliação, a abertura comercial deve ser indiscriminada para garantir o sucesso do combate à inflação ou se justificam medidas de proteção a alguns setores para garantir o acesso à tecnologia e a manutenção do emprego?
5) Que papel a privatização pode desenvolver na atração de capitais externos?
6) Quais os fatores que levaram a um excepcional aumento das importações no início do Plano Real?
7) Qual a importância das exportações para a economia de um país?
1. O que se entende por flutuação suja da taxa de câmbio?
O câmbio flutuante sujo é uma mistura de força do mercado livre, interação entre oferta e demanda, e uma limitação da atuação do Banco Central. A fim de que a cotação da moeda estrangeira, o dólar, não atinja níveis extremamente baixos ou altos, o que representaria perigo para diferentes setores da economia, o Banco Central interfere através da compra ou venda de dólares com a finalidade de estabilizar a taxa do câmbio, amenizando o impacto desta oscilação na economia.
2. Discutir prós e contras da abertura comercial vis à vis uma economia fechada:
Economia Aberta
Com a abertura comercial podemos contar com produtos importados mais