EXERCICIOS GINASTICA
Essa atividade proporciona o fortalecimento dos membros inferiores, do abdômen, sendo um excelente exercício para os braços. Dentre estes inúmeros benefícios, pular corda melhora a coordenação motora, provoca um excelente estado de equilíbrio, estimula a atividade cardiorrespiratória atua como treinamento aeróbio e anaeróbio, resulta no aumento da força muscular para os glúteos e define a musculatura das pernas.
Praticar esse exercício pelo menos três vezes por semana durante 15 a 20 minutos, serve como agente emagrecedor, queimando de 500 a 800 cal/h.
Essa atividade é contraindicada para pessoas que apresentam lesões no joelho ou em qualquer articulação dos membros inferiores ou por pessoas que estão acima do peso. Lembre-se de fazer exame médico e de alongar antes e depois da atividade para não ocorrer nenhum problema.
ADOLESCENTE
Prancha Frontal
As pranchas são ótimos exercícios para o fortalecimento abdominal, pois quem a pratica deve manter seus músculos abdominais contraídos o tempo todo para sustentar o quadril fora do chão. Além dos músculos abdominais mais superficiais, como reto abdominal e oblíquos, as pranchas ativam também músculos mais profundos, como o transverso do abdômen, e os músculos da coluna responsáveis por manter a estabilidade da coluna lombar e assim prevenir lesões.
Como fazer: a prancha frontal é feita com os cotovelos flexionados e os antebraços apoiados no chão, assim como os pés. O quadril deve ser elevado até o nível dos ombros e deve ser mantido nesta posição por um determinado tempo. O tempo é determinado de acordo com o condicionamento físico de cada um. Inicialmente é feito um teste para determinar esse tempo, que varia entre 30 segundos até o tempo máximo que cada pessoa aguentar.
Atenção: é importante manter o corpo alinhado durante esse exercício, caso contrário os músculos lombares acabam exercendo a função do abdômen. Sustente de forma equilibrada e correta o quadril e lembre-se de