Exercicios De Toxicologia
1) Qual a diferença entre o termo intoxicado e infectado?
]Quando se está intoxicado há a manifestação clínica dos efeitos adversos de uma dada substância interagindo com o organismo vivo, já quando se está infectado se está infectado por algum a gente (ser vivo) infeccioso.
2) Considerando que a DL100 de uma substância elimina 100% da população de amostra, e que a DL50 elimina 50% da população de amostra. Pergunto: a dose para provocar a morta numa DL20 é maior ou menor que a DL50 e DL100? Justifique sua resposta.
Uma substância que tem DL100 é muito mais tóxica, na mesma quantidade que uma de DL50 e esta do que uma DL20. Para se provocar a morte com uma determinada substância com DL20 será preciso então de uma dose muito maior do que uma de DL50 e mais ainda do que uma com DL100.
3) Considerando que a DL50 de uma substância é de 2mg/kg, qual a dosagem média para provocar a morte de uma pessoa de 76Kg? Qual a classificação desta substância em nível de toxicidade? DL 50 => 2mg / Kg * 76 Kg = 152 mg Dosagem para provocar a morte de uma pessoa é de 152mg.
Sendo a substância de 2mg/kg a toxidade é Alta. De acordo com a tabela.
4) O que é biotransformação? Ela pode ser dividida em? A biotransformação pode ser, então, compreendida como um conjunto de alterações químicas (ou estruturais) que as substâncias sofrem no organismo, geralmente, ocasionadas por processos enzimáticos, com o objetivo de formar derivados mais polares e mais hidrossolúveis. mecanismo de ativação ou bioativação - que produz metabólitos com atividade igual ou maior do que o precursor. Ex.: a piridina é biotransformada no íon N-metil piridínico que tem toxicidade cinco vezes maior que o precursor. O mesmo ocorre com o inseticida paration que é biotransformado em paraoxon, composto responsável pela ação tóxica do praguicida; mecanismo de desativação - quando o produto resultante é menos tóxico que o precursor.
Ela pode ser dividida em duas fase.
Fase I –