Perfusao
Já ouviu falar em perfusão extracorpórea? Já pensou em ser um perfusionita?
"O perfusionista é um profissional não só do coração, mas de coração"
(continue lendo, clique aqui)
A circulação extracorpórea (C.E.C.), ou perfusão extracorpórea, é uma das áreas de atuação do Biomédico que vem crescendo e sendo reconhecida cada vez mais. Segundo o Dr. Jeffchandler Belém de Oliveira, biomédico perfusionista, presidente da Sociedade Brasileira de Circulação Extra Corpórea e coordenador Nacional da Área de saúde do INCURSOS, a perfusão extracorpórea é um método utilizado em cirurgias cardiovasculares, ou ainda afecções da aorta, transplantes de coração e/ou pulmão, transplante hepático e em alguns tipos de retirada de tumores e consiste em manter o paciente com suporte artificial de vida (coração, pulmão e rim artificial ou “by pass” cardiopulmonar total) por meio de uma máquina com dispositivos descartáveis, que substitui as funções do coração e dos pulmões, oxigenando e bombeando sangue para o corpo do paciente, podendo então haver a parada do coração para o tratamento, pelo cirurgião, das lesões congênitas ou adquiridas. O sangue é drenado, filtrado, oxigenado e re-injetado, perfundindo todo o organismo e portanto, é necessário o monitoramento da monitora pressão, temperatura, fluxo, coagulação, equilíbrio hidro-eletrolítico e hemodinâmico, débito renal, além de providenciar as devidas correções.
O perfusionista então é o profissional que opera a máquina de C.E.C. e é membro da equipe cirúrgica, trabalhando lado a lado com o cirurgião e o anestesista, participando diretamente do controle e cuidado do paciente durante a cirurgia (Dr. Wander).
De acordo com Dr. Wander Ribeiro dos Santos, biomédico perfusionista e membro titular da Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea, em entrevista ao site da UFRJ, antigamente não era necessário uma especialização (eram pessoas treinadas pelos cirurgiões), pois apenas monitorava-se a