Exercicios de prova ufes
1ª QUESTÃO
A impressão digital do DNA é rotineiramente usada na determinação de paternidade. A técnica consiste em extrair o DNA dos glóbulos brancos do sangue coletado da mãe, da criança e do(s) suposto(s) pai(s). O DNA de cada indivíduo é tratado com a mesma enzima de restrição, e os fragmentos obtidos são separados, formando-se, assim, o padrão de banda de cada indivíduo.
A) No esquema de um gel mostrado ao lado, indique o pai biológico da criança. Justifique a sua indicação.
B) Cite uma aplicação da investigação do DNA na análise forense e uma na prática clínica.
C) A maioria das células eucarióticas é diploide; seus dois conjuntos de cromossomos podem ser dispostos em pares de homólogos. Por outro lado, as células eucarióticas haploides contêm um único conjunto de cromossomos. Na espécie humana, é possível encontrar tanto células diploides, como células haploides. Indique os tipos celulares que exemplificam o genoma haploide e diploide, respectivamente, na espécie humana.
2ª QUESTÃO
A Epidermólise bolhosa é uma grave e rara doença humana hereditária. Essa patologia se manifesta em tecidos de revestimento como a pele e mucosas, que, ao serem afetadas, produzem rupturas. Nessa patologia, as fibras de queratina que atuam na adesão entre células adjacentes não funcionam com eficiência, fazendo com que as várias camadas de pele se separem facilmente.
A) Indique e caracterize o tipo de junção intercelular que atua na manutenção da adesão das células dos tecidos epiteliais.
B) No contato entre células epiteliais e musculares, ocorrem especializações na membrana que permitem a comunicação entre as células. Informe a natureza desse tipo de especialização da membrana, bem como o seu papel biológico para o tecido.
C) A presença das junções oclusivas, ou zônulas oclusivas, nas células que revestem o intestino e outros órgãos, impede a passagem de produtos no espaço entre células vizinhas. Nessa situação, informe a estratégia utilizada por essas