EXERCICIOS DE PORTUGUES
ENSINO MÉDIO – 3º ANO
TRABALHO-PORTUGUÊS
SÃO PAULO
2014
Página 48
1)
1) Parte 1: Começa em: 1° parágrafo; Termina em: 3° parágrafo; Título: Emoção x Razão.
2) Parte 2: Começa em 4° parágrafo; Termina em: 6° parágrafo; Título: Começo da Física.
3) Parte 3: Começa em 7° parágrafo; Termina em: 9° parágrafo; Título: Ideia de Max Plack.
Justificativa: Neste texto o autor começa demonstrando que a ciência tem seus dois lados, a razão e a emoção, o lado mais sentimental. No desenvolvimento ele mostra as descobertas dos físicos e no desfecho mostra que a ciência é algo muito complexo e que nem sempre todas as coisas vão ter uma razão, é como uma caixinha de surpresas, o que causou desespero no cientista que a estava propondo.
2) Pelo ser humano ser muito emotivo, e a cada passo novo, cada descoberta, ser uma surpresa, como não saber o dia de amanhã causa desespero como o autor afirma no texto. 3)Eu descordo desta afirmação pois a ciência, que tem muitas áreas, realmente tem que ser dividida em grupos que se relacionam como Química, Física e Biologia, uma área de exatas.
Página 49
A expectativa era da ciência alcançar o seu objetivo final, que era a compreensão de toda a natureza. Não foi algo concluído com sucesso, pois alguns fenômenos não poderiam ser explicado somente com as teorias existentes na época.
4)O físico ficou em desespero, pois sabia que precisava de uma nova teoria para explicar os fenômenos descobertos, então ele abandonou velhos conceitos e criou novos que suprisse o que os conhecimentos novos exigiam.
5)????????????????????????????????????????
6)Na escola, eu aprendo algo novo a todo momento. Como nas aulas de matemática, uma matéria segue a outra então não tem como você aprender uma matéria pela metade. E com isso eu consigo corrigir meus erros de matérias passadas aprendendo novas matérias.
Páginas 50, 51, 52, 53
Texto 2
1)A intenção do autor com esse texto foi mostrar como é importante e