Exercicios de mecanica
Os sistemas mecânicos resultam, em geral, da associação de subsistemas estruturais e mecânicos com o objetivo de transmitir esforços e movimento. Um sistema mecânico pode ser definido como um conjunto de corpos rígidos e/ou flexíveis interligados por juntas cinemáticas e acionados por forças e momentos. As forças e momentos aplicados ao sistema podem resultar da ação de molas, amortecedores, atuadores, ou ainda de forças exteriores, como, por exemplo, as forças gravitacionais e as forças de contato, entre outras. Os sistemas mecânicos podem incluir um conjunto de máquinas e de mecanismos mais ou menos complexos.
Questão 2) Quais as preocupações que devemos ter ao projetar ou analisar um sistema mecânico?
Quando se projeta um sistema mecânico, ou quando se analisa um sistema já existente, o problema pode dividir-se em duas partes distintas. Em primeiro lugar, as dimensões de cada um dos componentes e a sua ligação devem permitir que cada um tenha o seu próprio e determinado movimento. Em segundo lugar, cada um dos componentes deve ser capaz de resistir cabalmente às solicitações que sobre ele atuam. Por tudo isso, a cinemática e a dinâmica, desempenham um papel preponderante no estudo dos mecanismos e das máquinas.
Questão 3) Quais são as áreas da Física que tem papel preponderante no estudo dos mecanismos e das máquinas?
Disciplinas que constituem os mecanismos das máquinas são: estática, cinemática e dinâmica
Questão 4) Como chamamos a mais simples e natural das máquinas? De exemplos.
A alavanca é a mais simples e natural das máquinas. Todos os movimentos do corpo humano são proporcionados por um sistema de alavancas (os ossos) que são acionadas pelos músculos. Outro exemplo de uma máquina simples é uma tesoura que é constituída por duas alavancas unidas por intermédio de um pino que possibilita o movimento de rotação.
Questão 5) Qual a finalidade das ligações ou barras nos