Caimba r formigamentos

3168 palavras 13 páginas
FACULDADE EVANGÉLICA DO PARANÁ

ADRIANO KOSTESKI

CAIMBRA E FORMIGAMENTO

Curitiba
2010

ADRIANO KOSTESKI

CAIMBRA E FORMIGAMENTO

Trabalho apresentado na disciplina de Anatomia Veterinária, do curso de Medicina Veterinária, 1º período.

Professor (a): Maria Aparecida de Alcântara

Curitiba
2010
MÚSCULOS

Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.
O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma. Em termos científicos, as etapas são: 1. Despolarização do sarcolema; 2. estimulação do retículo sarcoplasmático e 3. ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).
Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva. A cãibra é causada por contrações repentinas e involuntárias do músculo.
Como as outras células, as fibras

Relacionados