Projeto recover
PROJETO RECOVER
Professor(a) orientador(a): Cláudia Ferreira
Componentes: Ana Luisa Pinto do Rosário
Caroline Andressa Fell Donatto
Diego Azambuja Gonchorosk
Jaqueline Viera Soardi
Jenifer Friedrich Malaquias
Laura MallmannMarcht
Ijuí/RS, março de 2013.
ONG RECOVER – Auxílio à recuperação aos dependentes químicos.
OBJETIVO
Promover uma segunda chance aos dependentes químicos, buscando incentivos para a reconstrução não apenas da vida econômica, mas também social. Visamos através de programas e projetos de intervenção e conscientização mostrar o quão necessário se mostra a adesão do projeto. Queremos mostrar o quão difícil é a reabilitação e a reinserção dessas na sociedade como, por exemplo, o preconceito que dificulta o processo.
JUSTIFICATIVA
As drogas não são novidades em nossa sociedade. As consequências dessas são muito visíveis nos chamando atenção ao problema. Várias pessoas de diferentes classes sociais são vítimas delas. Pretendemos criar essa ONG para atender às dificuldades de dependentes químicos em recuperação para recomeçar sua vida no meio social, pois ao terminarem seu tratamento são deixados à margem pelas clínicas ou centros de recuperação, e seguem dali em diante por si próprio, e por isso ocorrem tantas recaídas. É importante trazer aqui como acontece o tratamento nas clínicas:
A doença é tratada a partir das causas biológicas, psíquicas e sociais que levaram a pessoa a desenvolvê-la. O paciente é acolhido por uma equipe de médicos psiquiatras, clínicos gerais, psicólogos, terapeutas, professores de educação física, que atuam de forma interdisciplinar, cuidando do ser humano como um todo. O tratamento reúne etapas importantes, como: desintoxicação; psicoterapia; ressocialização, na qual o paciente é preparado para o retorno ao lar. Tudo isso está inserido em um Projeto Terapêutico, uma metodologia de trabalho exclusiva, que determina como cada profissional deve atuar