Exercicios capitulo 3
& Sadock, 1999b, p.584), enquanto os sintomas são experiências do sujeito, são por ele sentidos. Explique os critérios de natureza qualitativa e quantitativa utilizadas na definição de um problema. a maioria das manifestações de transtornos psiquiátricos representa variações de diferentes graus de um continuum entre saúde mental e psicopatologia, então, na maior parte das vezes, as mudanças percebidas são de natureza quantitativa.
Quando as mudanças percebidas são de natureza qualitativa, habitualmente chamam a atenção por seu cunho estranho, bizarro, idiossincrásico, inapropriado ou esquisito e, então, mesmo o leigo tende a associá-las com dificuldades mais sérias.
Defina os modelos de psicopatologia utilizados para avaliação.
O modelo categórico, de enfoque qualitativo, exemplifica-se pelo julgamento clínico sobre a presença ou não de uma configuração de sintomas significativos. Já o modelo dimensional, de enfoque quantitativo, exemplificase pela medida da intensidade sintomática.
Explique a diferença dos conceitos, transtorno mental e doença mental. que transtorno mental pode ser conceituado “como uma síndrome ou padrão comportamental ou psicológico clinicamente importante, que ocorre no indivíduo”, registrando- se, a seguir, “que está associado com sofrimento (...) ou incapacitação (...) ou com um risco significativamente aumentado de sofrimento atual, morte, dor, deficiência ou perda importante da liberdade” e, ademais, “não deve ser meramente uma resposta previsível e culturalmente sancionada a um determinado evento, por exemplo a morte de um ente querido”.
Como esta dividida a classificação no DSM-IV?
O DSM-IV prevê a possibilidade de uma avaliação multiaxial, sendo que toda a classificação dos transtornos mentais consta nos Eixos I e II. O Eixo III prevê a