Exercicio
Em todas as atividades presentes, a psicomotricidade desenvolve a motricidade das crianças, objetivando para o domínio e o conhecimento do próprio corpo. Alem de ser um fator indispensável ao desenvolvimento global e constante na criança, constitui-se também fundamentalmente como base para a aprendizagem dos indivíduos.
O desenvolvimento depende de oportunidades dos quais forem oferecida, aonde o individuo vai se constituindo como um ser humano. Logo, é imprescindível valorizar os estímulos possíveis, até mesmo para que as crianças construam tais habilidades, desde recém-nascidas, no qual será fundamental para seu crescimento.
Gallalue (2005) afirma que: desenvolvimento motor é a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, realizado pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente.
Ao apresentar um desenvolvimento motor mal constituído, a criança poderá apresentar em seu desenvolvimento, problemas na leitura, distinção de letras, na escrita, na ordenação de sílabas, na análise gramatical, entre outras.
Sendo assim, a escola acaba apresentando um importante papel no desenvolvimento motor da criança, principalmente se ela for trabalhada nas séries iniciais, pois é na educação infantil que a criança busca experiências em seu corpo, organizando o esquema corporal e formando conceitos.
Portanto, cabem aos profissionais da educação incentivar as crianças a fazer atividades físicas, atividades de coordenação motora como desenhar, escrever, pintar e também incentivar a ter uma boa alimentação saudável.
REFERÊNCIAS:
FONSECA, V. da. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto
Alegre:Artmed, 2004