exercicio
Marc Abraham é um cineasta americano, cuja carreira começou como copyuriter para Young e Rubicam em Nova York após se formar em uma universidade no estado de Vírginia. Abraham abdicou da publicidade para continuar sua carreira de escritor, também trabalhou como jornalista na área esportiva.
Em 2008, Abraham lançou o filme Jogada de gênio onde conta-se uma história real. É a história que conta a vida de um professor e inventor chamado Robert Kearns.
Kearns teve a magnífica ideia de inventar um mecanismo que aciona o limpador de para-brisa dos veículos a intervalos regulares. Nos dias atuais seria até difícil imaginar um mecanismo tão básico não existir, pois em todos os carros do mundo tem isso, mas no filme podemos perceber que até os anos 60 os limpadores de para-brisas eram controlados manualmente. Em uma cena no inicio do filme Robert Kearns dá um belo discurso a respeito de ética para seus alunos de engenharia, o professor conta que um engenheiro projetou as câmaras de gás dos centros de concentração nazistas e outro salvou diversas vidas projetando a válvula artificial da aorta. “Não sei o que cada um de vocês vai acabar fazendo na vida, entretanto, chegará um dia em que vocês deverão tomar uma decisão. E não será nada simples quanto escolher entre a válvula artificial do coração ou os campos de concentração.
Além disso, o filme aborda questões jurídicas, onde Robert Kearns tem sua propriedade intelectual roubada por engenheiros da Ford, mas aí vem à pergunta, o que é propriedade intelectual? Propriedade intelectual consiste no direito exclusivo sobre bens imateriais, onde a ordem jurídica assegura ao inventor o direito de explorar, ou sob seu consentimento sua criação intelectual. Tal direito recai sobre os resultados da atividade desenvolvida pelo intelecto, nos campos industrial, científico, literário e artístico. A propriedade intelectual tem grande vália no mundo