Exercicio estoque
Mancal é um suporte de apoio de eixos e rolamentos que são elementos girantes de máquinas.
Os mancais classificam-se em duas categorias: mancais de deslizamento e mancais de rolamento.
Mancais de Rolamento
São aqueles que comportam esferas ou rolos nos quais o eixo se apóia. Quando o eixo gira, as esferas ou rolos também giram confinados dentro do mancal. Por exemplo, se colocarmos esferas ou rolos inseridos entre um eixo e um bloco, o eixo rolará sobre as esferas ou rolos.
[pic]
Quando usar rolamentos de esferas ou de rolos?
Pode-se afirmar que os rolamentos de esferas são usados para cargas leves ou médias, e os rolamentos de rolos para cargas médias ou pesadas.
Dispositivo fixo fechado, em geral de ferro ou de bronze, sobre o qual se apóia um eixo girante, deslizante ou oscilante.
Mancal é uma parte da estrutura mecânica destinada a segurar um eixo, que pode ser móvel ou fixo. Os mancais que seguram eixos móveis são dotados de partes móveis que ajuda este realizar sua tarefa, tais como (o objetivo destas é diminuir o atrito entre o mancal e eixo girante):
Rolamento de esfera ou cone (Mancal de Rolamento)
Camada de fluido a qual vai criar uma pequena camada entre o mancal e o eixo (Mancal Hidrodinâmico)
Campo magnético este vai permitir que o eixo e o mancal não entre em contato (Mancal Magnético): este é feito por dois elementos, um grudado no eixo e ou outro grudado no mancal, que vão criar campo magnético de mesma polaridade de tal forma que vão se repelir permitinndo desta forma que o eixo sempre fique afastado do mancal
Munhão onde entre o eixo e o mancal vai ter um material menos resistênte que os dois elementos sitados de tal forma que o munhão que quando o eixo girar o munhão se desgaste e não o eixo e ou mancal (Mancal de Munhão), é usado muito no girabrequinho de motores de combustão.
Os mancais rotativos podem ser definidos como sendo todos os elementos onde o movimento de translação em qualquer direção