EXERCÍCIOS DA AULA: Gestão de Estoques
1. Quais as vantagens e desvantagens de se realizar o inventário periódico? E o inventário rotativo?
2. Por que uma alta acurácia é imprescindível para o bom funcionamento de um sistema informatizado de controle de estoques?
3. Por que as empresas procuram ter um alto giro de seus estoques? Quais as vantagens e desvantagens dessa política?
4. Existe alguma relação entre giro e cobertura de estoques? Explique.
5. Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar com altos estoques? Por que a redução dos estoques é um objetivo comum aos gerentes e administradores?
6. Cite exemplos em que os seguintes materiais podem ser itens de demanda dependente e independente: 1. Roda de um automóvel;
2. Arroz;
3. Medicamento hospitalar;
4. Cimento;
5. Papel para computador;
6. Móveis residenciais;
7. Por que a análise ABC simples (custo unitário x volume) pode levar a distorções na análise de estoque? 8. O que é análise de criticidade de um item de estoque?
9. Uma empresa deseja implantar uma metodologia de inventário rotativo em seu almoxarifado central, que dispõe de 60.000 itens diferentes. No inventário de encerramento do último exercício fiscal constatou-se que cada um dos itens tinha em média 15 unidades estocadas. Suponha que, para cada item, um auxiliar de almoxarifado experiente possa localizar, remover, contar e recolocar as unidades em seus respectivos endereços em 5 minutos e que a empresa deseja contar todos as unidades, trabalhando em média 250 dias/ano (8 horas/dia). Quantos auxiliares de almoxarifado serão necessários exclusivamente para essa função?
10. Com base no exercício anterior, a empresa decide contar uma vez a cada 3 meses 100% dos itens da classe A, 50% dos itens da classe B e 15% dos itens da classe C. Nessa situação, e sabendo-se que a classe A contém 15% dos itens, a classe B contém 25% dos itens e a classe C contém o restante, quantos auxiliares de almoxarifado serão necessários