Trabalho sobre aves
Embora a maioria das aves esteja adaptada ao vôo, existem algumas exceções. O pingüim, por exemplo, não voa, mas pode nadar e mergulhar. Já o avestruz pode caminhar e correr.
Outras características que contribuem para a redução do peso são: ausência de dentes, ausência de bexiga urinária e atrofia das gônadas fora da época reprodutiva. Além disso, as fêmeas geralmente só possuem um ovário.
Adaptações: As aves possuem diversas adaptações para o vôo que estão relacionadas ao formato aerodinâmico e à redução do peso do corpo. A presença de membros anteriores, transformados em asas, e de penas são algumas dessas adaptações. A pena é uma estrutura leve, mas ao mesmo tempo flexível e resistente. Além de atuar no vôo, é também um importante isolante térmico.
Mamíferos: O termo mamífero refere-se às glândulas mamárias, presentes nas fêmeas, que fornecem o leite para alimentar os filhotes. Esta é a principal característica desses animais. Eles ainda têm outras características que nenhum outro animal possui: * Pêlos recobrindo o corpo; * Desenvolvimento do filhote dentro do útero; * Presença de placenta: um órgão através do qual o filhote recebe os nutrientes da mãe; * Presença de um músculo respiratório, chamado diafragma, que determina os movimentos dos pulmões durante a respiração.
Adaptações: Surgimento de coração com quatro cavidades, para uma respiração mais eficiente, assim liberar, mais rapidamente, energia para a regulação térmica.
Surgimento de glândulas sebáceas e sudoríparas por todo o corpo.
Presença de pêlos por todo o corpo. Que criam uma camada de gás entre os fios, servindo como um isolante térmico.
Camada grossa de queratina sobre a