Exercicio de Lipideo e Proteina
1. Descreva o processo digestivo relacionando enzimas, local de produção e de ação destas enzimas e substrato da seguinte preparação:
a. Pão com carne moída.
b. Leite com mel
Pão : Amido - A digestão do amido começa na boca, com a ação da enzima Amilase Salivar ou Ptialina.Ela transforma uma parte amido que é uma polissacarídeo em um dissacarídeo chamado maltose.
A 2º parte da digestão do amido ocorre no duodeno, primeiramente a amilase pancreatica age quebrando o restante do amido em maltose e posteriomente uma enzima chamada maltase age sobre a maltose transformando-a em glicose e terminando a digestão do amido.
Essa glicose será absorvida pelas microvilosidades da parede do duodeno e encaminhada para as células do nosso corpo.
Carne : Proteína - A digestão das proteínas começa no estômago, que devido a presença de ácido clorídrico, desnatura as proteínas (destrói as ligações de hidrogênio da estrutura química). Com isso, as cadeias proteolíticas perdem a forma e ficam mais acessíveis ao ataque das enzimas. A enzima pepsina transforma as proteínas em moléculas menores, hidrolisando as ligações peptídicas. No intestino delgado as proteínas sofrem a ação das enzimas produzidas pelo pâncreas (tripsina, quimotripsina, elastase e carboxipolipeptidase). Após, os peptídeos e aminoácidos absorvidos são transportados ao fígado através da veia porta. Apenas, 1% da proteína ingerida é excretada nas fezes.
Leite : Lactose - Para ser absorvida, a lactose precisa de ser hidrolisada no intestino por uma enzima específica – a lactase. Esta hidrólise não é mais do que a separação da lactase em componentes mais pequenos: a glicose e a galactose.
Mel: Sacarose - No intestino a sacarose é hidrolisada pela enzima sacarase que a transforma em glicose e frutose. Estes são absorvidos diretamente para a corrente sanguínea e desempenham papéis distintos no organismo
2. A presença de um elemento na composição distingue as proteínas dos carboidratos e