exercicio de geografia
O
Geografia
3
(UFPI)
As formas de ocupação do território brasileiro pelos portugueses e os combates violentos sofridos pelos índios − habitantes originais da terra − resultaram em verdadeiro extermínio, tanto físico como cultural.
(UFMG)
Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, inclusive, a adoção de um fuso único.
Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é incorreto afirmar que
Sobre o extermínio das tribos indígenas do Nordeste brasileiro, assinale a alternativa correta:
a) Refere-se não apenas à destruição física, mas principalmente à destruição da cultura dos povos indígenas, da sua língua, crenças e costumes.
b) Significa o extermínio físico de todas as tribos indígenas nos atuais estados nordestinos.
c) Trata-se da integração cultural, de forma pacífica, entre indígenas e portugueses, no período colonial.
d) Consiste no processo de organização das comunidades indígenas atuais para o resgate da identidade étnica. e) Configura-se como total desaparecimento da cultura indígena, através da integração social promovida pelos jesuítas.
2
TER
CE
IRÃ
SIMULADO
a) a adoção de fusos horários foi decidida por convenção internacional, com o objetivo de disciplinar o cumprimento de contratos financeiros e de trocas na economia-mundo. b) a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes variações sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários diferentes no País.
c) a proposta de adoção de um fuso único esbarra em questões ligadas à prática de atividades econômicas, ao consumo de energia e ao relógio biológico de parte da população.
d) o emprego de maior número de fusos, no mesmo território nacional, implica inconvenientes ao funcionamento dos sistemas financeiro, administrativo e de