EXERCICIO DE FIXAÇÂO
2- são os sinais comportamentais objetivos, verificaveos pela observação direta do paciente, e os sintomas, isto é, as vivencias subjetivas relatadas pelos pacientes, suas queixas e narrativas, aquilo que o sujeito experimenta e, de aguma forma, comunica a alguém.
3- Um ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental, suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a elas e suas formas de manifestação. OBS: entretanto, nem todo estudo psicopatológico segue a rigor os ditames de uma ciência sensu strictu.. Sendo então como o conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano.
OBS: O psicológico não julga moralmente o seu objeto, busca apenas observar, identificar e compreender os diversos elementos da doença mental. - campo de atuação: com boa parte se suas raízes na tradição medica( na obra dos grandes clínicos e alienistas do passado). Incluindo um grande numero de fenômenos humanos especiais, associados ao que se denominou historicamente de doença mental. Nutrindo-se de outra