Exercicio avaliativo
Nome: Sisley Miller; Custodio Borges
1. Quais são os efeitos no meio ambiente durante as fases da mineração?
- Prospecção/ Pesquisa : As aberturas de trincheiras, poços e caminhos para os equipamentos de geofísica e perfuração afetam a vegetação e a fauna, alteram as paisagens, aceleram os processos de erosão, etc.
Desenvolvimento: Remoção da cobertura vegetal, do capeamento e da abertura de frentes de lavra a céu aberto; Implantação de infra-estrutura (alojamento, oficinas, escritório, etc.); Disposição de resíduos sólidos e aquosos, gerando grandes impactos visuais, sonoros , e alteração da flora e fauna.
- Lavra: Na fase de extração do minério, podem produzir-se danos à vegetação e à paisagem, especialmente nas lavras a céu aberto.
O lençol freático local é rebaixado por meio de bombeamento da água, e um grande volume de rochas ficam expostas aos processos de oxidação, o mesmo ocorrendo com as pilhas de minérios expostos. Produção de pó e ruídos constituem também aspectos negativos da lavra de minérios.
- Beneficiamento: Impactos ambientais significativos podem ser causados nas fases de beneficiamento e refino de minérios: a disposição de pilhas de rejeitos ocupam grandes áreas que devem estar sujeitas a monitoramento permanente para atenuar os efeitos de substâncias indesejáveis nas águas superficiais e subterrâneas, solos e sedimentos. Emissões na atmosfera de SO2, hidrocarbonetos, flúor e outras substâncias tóxicas podem ocorrer durante a fase de beneficiamento dos minérios e refino dos metais.
- Efeitos adversos que afetam diretamente a saúde dos trabalhadores das minas e plantas industriais não devem ser subestimados (silicosis, contato com substâncias tóxicas, ruídos e fortes vibrações das máquinas, calor)
2. Cite três efeitos irreversíveis ao meio ambiente causados pela atividade de mineração.
- Perda e alteração de solos;
- Liberação de substâncias tóxicas para as drenagens a