exercicio avaliativo
1ª) O homem ao interagir com o meio, adquire idéias e atribui significados a algo, sendo um processo psicossocial. Dependendo de sua identificação com o meio o individuo pode constituir uma estrutura psíquica (personalidade) perversa, não seguindo as regras sócias passando a cometer crimes como: roubar, assassinar, molestar entre outros. Responda: 0,5
a) Existe ser humano sem valores éticos? Justifique
b) O que significa antiética?
2ª) Na linguagem comum, costumamos usar os conceitos de ética e moral como se fossem sinônimos. Não é grave que continuemos a denominá-los indistintamente, apesar de existir uma diferença entre eles. O que diferencia a ética da moral? 0,5
3ª) Dependendo do caso abaixo descreva como cada sujeito passa a ser visto perante o meio social e justifique: moral, amoral e imoral. 0,5
a) Um doente mental deu oito tiros na cabeça de um médico no Rio de Janeiro depois foi encaminhado para uma clínica psiquiátrica.
b) Uma pessoa encontrou um celular na rua, procurou entrar em contato com alguém da agenda e conseguiu entregar o celular ao dono.
c) Homens invadiram uma propriedade rural e cometeram o crime de latrocínio, matando o proprietário e roubando; os policiais conseguiram prende-los.
4ª) A palavra "ethos" significa, portanto, o lugar onde nos abrigamos, no qual é preciso haver princípios e valores que permitam a convivência. Esse conjunto de princípios e valores é exatamente o que chamamos de ética, ou seja, as regras da casa. A palavra "ética" remonta à idéia de vida coletiva. Seria impossível pensar em ética se só existisse o indivíduo. A ética faz sentido apenas porque vivemos em conjunto. Portanto, ética tem a ver com o plural, não com o singular. Aliás, não existe ética individual. A ética é sempre de um grupo, de um coletivo maior ou de uma sociedade”. (Mario Sergio Cortella)
De acordo com o autor acima explique porque a ética é um fator imprescindível de convivência em sociedade; 0,5
5ª) Os